A SP Parcerias trabalha para promover inclusão, equidade e diversidade em todos os seus projetos. Para isso, adotamos as melhores práticas de arquitetura e urbanismo, além de assegurar a conformidade com a legislação municipal, estadual e federal.
Nesse sentido, um dos projetos mais inovadores realizados este ano foi a parceria com uma organização da sociedade civil (OSC) para operação e manutenção do Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Este centro oferece atendimento a pessoas com TEA, seus familiares e profissionais da área.
O edital de chamamento elaborado, destaca a importância do desenvolvimento integral dos atendidos, e enfatiza a capacitação de profissionais para melhor atender às necessidades específicas das pessoas com deficiência. O apoio às famílias foi outro elemento considerado crucial na modelagem do projeto, incluindo a oferta de suporte tanto aos indivíduos com deficiência quanto aos seus familiares.
A infraestrutura do local também deverá ser acessível, com mobiliário e equipamentos adequados, e utilização de tecnologias, como o reconhecimento óptico de caracteres (OCR) para garantir que todos os documentos e comunicações sejam acessíveis.
Além disso, a SP Parcerias combina a escuta ativa e a participação da comunidade em seus projetos, envolvendo a população desde a criação até a gestão dos projetos, garantindo que suas demandas e expectativas sejam atendidas.
O projeto recebeu propostas de 29 organizações diferentes. Essas propostas serão julgadas pela Comissão de Seleção, e a resposta com o resultado preliminar deve sair ainda em dezembro.
Com a adoção dessas estratégias, a SP Parcerias fortalece seu compromisso com a inclusão, garantindo que todos tenham acesso igualitário às oportunidades e benefícios proporcionados pelos projetos estruturados, promovendo uma cidade mais acessível, acolhedora e justa para todos.