Cidade de São PauloAcesso à InformaçãoPortal da Transparência
Prefeitura de São Paulo inaugura Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo
Prefeitura de São Paulo inaugura Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo
Local comporta 1.430 atividades coletivas por mês e foi batizado em homenagem a Dra. Marina Magro Beringhs Martinez, mãe atípica falecida em novembro, e procuradora do município

A cidade de São Paulo passa a contar a partir desta quarta-feira, 2 de abril e Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com o Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. Inaugurado em Santana, na Zona Norte, o equipamento é pioneiro na América Latina e tem como missão oferecer atendimento especializado, inclusão e acolhimento para pessoas autistas e suas famílias.

Com capacidade para mais de 300 sessões individuais e 1.430 atividades coletivas por mês, o equipamento conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das áreas de Psicologia, Assistência Social, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Educação Física, Psicopedagogia, Neurologia, Psiquiatria e Administração.

O equipamento conta com uma área de mais de 5 mil m² e atenderá crianças a partir de 6 anos, jovens, adultos e idosos. As atividades oferecidas foram organizadas em seis eixos estratégicos:

• Cultura;

• Esportes;

• Trabalho e Empreendedorismo;

• Cursos de Formação e Bem-estar;

• Autonomia Social;

• Expansão dos Horizontes.

Dessa forma, os frequentadores terão oportunidades de interação e integração com a comunidade, ao mesmo tempo em que estimulam a descoberta e o desenvolvimento de novas habilidades e interesses.

Homenagem

O novo Centro ganha o nome de Dra. Marina Magro Beringhs Martinez, procuradora do Município por 20 anos.  Conhecida como “Dra. Marina Magro”, construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com o bem comum e a defesa dos direitos sociais. Além de procuradora, Marina também foi mãe atípica do Fernando, diagnosticado com autismo. Marina e Fernando viveram juntos os desafios e as alegrias de uma maternidade única. Essa experiência moldou sua visão sobre as necessidades das pessoas com TEA e suas famílias, inspirando ações e políticas públicas voltadas para tornar a sociedade mais justa, acolhedora, inclusiva e acessível. Falecida em novembro de 2024, foi uma entusiasta deste projeto.

Passo a passo para agendar a triagem no Centro TEA

Para usar os serviços do Centro TEA, será necessário fazer o agendamento da triagem. Esse procedimento é feito online pelo site https://teaconectado.com.br/  e tem como intuito verificar se o interessado se enquadra nos critérios de atendimento.

1. Clique em "Iniciar Cadastro;

2. Informe se é da cidade de São Paulo;

3. Preencha o CEP;

4. Anexe o seu comprovante de residência que pode estar no formato JPEG ou PDF;

5. Anexe o laudo que ateste o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autismo que pode estar no formato JPEG ou PDF;

6. Preencha o nome completo da pessoa que passará pela triagem;

7. Preencha a data de nascimento da pessoa que passará pela triagem;

8. Complete o endereço;

9. Preencha o nome do responsável, se houver;

10. Informe o grau de parentesco do responsável, se houver;

11. Preencha os dados de contato com WhatsApp, telefone ou e-mail;

12. Escolha a data e horário para o agendamento da triagem;

13. Confira se dados informados estão corretos. Caso não esteja, edite-os na página "Resumo".

14. Confirme o Agendamento.

A solicitação será analisada pela equipe do Centro TEA e, em até sete dias úteis, o munícipe receberá a confirmação do agendamento via WhatsApp, telefone ou e-mail.

No dia do atendimento, será realizada a triagem com a Equipe Multidisciplinar, que inclui entrevista com o familiar responsável e a pessoa com autismo para elaborar o Plano Individual de Atendimento, traçando um perfil completo e mapeando as demandas específicas para garantir um atendimento direcionado e personalizado.

Serviço

📍 Av. Santos Dumont, 1.138 – Santana

🕒 Seg a sex: 9h às 19h | Sáb: 9h às 16h

Atuação da SP Parcerias no projeto

No projeto do Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, a SP Parcerias atuou com os serviços de consultoria e assessoria técnica especializada para a elaboração da Consulta Pública e do Chamamento Público que viabilizou a escolha da Organização da Sociedade Civil responsável pela operação do Centro TEA.

Dessa forma, a SPP apoiou a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e a Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias na modelagem econômica, operacional e jurídica do projeto, resultando na assinatura do Termo de Colaboração com o Instituto Lar Mãe do Divino Amor (LEMDA), em 23 de janeiro de 2025.

O Instituto LEMDA será responsável pela gestão, manutenção, zeladoria, limpeza, segurança, monitoramento e conservação do Centro TEA pelo período de cinco anos.

Essa parceria é fundamental para que o Centro TEA ofereça à população a melhor experiência dentro do espaço, com segurança, inclusão e qualidade nos serviços.

Mais Notícias

Prefeitura de São Paulo inaugura Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo

Prefeitura de São Paulo Retifica Edital de Licitação para Parceria Público-Privada

© 2024 São Paulo Parcerias - Rua Libero Badaró, 293 - 25° andar - Centro - São Paulo, SP