A cidade de São Paulo passa a contar a partir desta quarta-feira, 2 de abril e Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com o Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. Inaugurado em Santana, na Zona Norte, o equipamento é pioneiro na América Latina e tem como missão oferecer atendimento especializado, inclusão e acolhimento para pessoas autistas e suas famílias.
Com capacidade para mais de 300 sessões individuais e 1.430 atividades coletivas por mês, o equipamento conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das áreas de Psicologia, Assistência Social, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Educação Física, Psicopedagogia, Neurologia, Psiquiatria e Administração.
O equipamento conta com uma área de mais de 5 mil m² e atenderá crianças a partir de 6 anos, jovens, adultos e idosos. As atividades oferecidas foram organizadas em seis eixos estratégicos:
• Cultura;
• Esportes;
• Trabalho e Empreendedorismo;
• Cursos de Formação e Bem-estar;
• Autonomia Social;
• Expansão dos Horizontes.
Dessa forma, os frequentadores terão oportunidades de interação e integração com a comunidade, ao mesmo tempo em que estimulam a descoberta e o desenvolvimento de novas habilidades e interesses.
Homenagem
O novo Centro ganha o nome de Dra. Marina Magro Beringhs Martinez, procuradora do Município por 20 anos. Conhecida como “Dra. Marina Magro”, construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com o bem comum e a defesa dos direitos sociais. Além de procuradora, Marina também foi mãe atípica do Fernando, diagnosticado com autismo. Marina e Fernando viveram juntos os desafios e as alegrias de uma maternidade única. Essa experiência moldou sua visão sobre as necessidades das pessoas com TEA e suas famílias, inspirando ações e políticas públicas voltadas para tornar a sociedade mais justa, acolhedora, inclusiva e acessível. Falecida em novembro de 2024, foi uma entusiasta deste projeto.
Passo a passo para agendar a triagem no Centro TEA
Para usar os serviços do Centro TEA, será necessário fazer o agendamento da triagem. Esse procedimento é feito online pelo site https://teaconectado.com.br/ e tem como intuito verificar se o interessado se enquadra nos critérios de atendimento.
1. Clique em "Iniciar Cadastro;
2. Informe se é da cidade de São Paulo;
3. Preencha o CEP;
4. Anexe o seu comprovante de residência que pode estar no formato JPEG ou PDF;
5. Anexe o laudo que ateste o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autismo que pode estar no formato JPEG ou PDF;
6. Preencha o nome completo da pessoa que passará pela triagem;
7. Preencha a data de nascimento da pessoa que passará pela triagem;
8. Complete o endereço;
9. Preencha o nome do responsável, se houver;
10. Informe o grau de parentesco do responsável, se houver;
11. Preencha os dados de contato com WhatsApp, telefone ou e-mail;
12. Escolha a data e horário para o agendamento da triagem;
13. Confira se dados informados estão corretos. Caso não esteja, edite-os na página "Resumo".
14. Confirme o Agendamento.
A solicitação será analisada pela equipe do Centro TEA e, em até sete dias úteis, o munícipe receberá a confirmação do agendamento via WhatsApp, telefone ou e-mail.
No dia do atendimento, será realizada a triagem com a Equipe Multidisciplinar, que inclui entrevista com o familiar responsável e a pessoa com autismo para elaborar o Plano Individual de Atendimento, traçando um perfil completo e mapeando as demandas específicas para garantir um atendimento direcionado e personalizado.
Serviço
📍 Av. Santos Dumont, 1.138 – Santana
🕒 Seg a sex: 9h às 19h | Sáb: 9h às 16h
Atuação da SP Parcerias no projeto
No projeto do Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, a SP Parcerias atuou com os serviços de consultoria e assessoria técnica especializada para a elaboração da Consulta Pública e do Chamamento Público que viabilizou a escolha da Organização da Sociedade Civil responsável pela operação do Centro TEA.
Dessa forma, a SPP apoiou a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e a Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias na modelagem econômica, operacional e jurídica do projeto, resultando na assinatura do Termo de Colaboração com o Instituto Lar Mãe do Divino Amor (LEMDA), em 23 de janeiro de 2025.
O Instituto LEMDA será responsável pela gestão, manutenção, zeladoria, limpeza, segurança, monitoramento e conservação do Centro TEA pelo período de cinco anos.
Essa parceria é fundamental para que o Centro TEA ofereça à população a melhor experiência dentro do espaço, com segurança, inclusão e qualidade nos serviços.